Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

FISIOTERAPIA EM PACIENTES COM LESÃO MEDULAR

    FISIOTERAPIA EM PACIENTES COM LESÃO MEDULAR.
 
 
 
 


 A medula espinhal é um fino cordão de nervos localizada dentro da coluna vertebral. De uma forma extremamente simplificada, podemos dizer que a função principal da medula é transmitir os comandos do encéfalo para o corpo e também as informações sensoriais do corpo para o cérebro. Uma analogia clássica é comparar os nervos que formam a medula a fios telefônicos.
Quando ocorre uma lesão na medula esta comunicação é interrompida, resultando em perda da sensibilidade e/ou da força muscular abaixo do nível da lesão.

Existe uma grande variedade de abordagens fisioterapêuticas que podem ser utilizadas no tratamento de pacientes com lesão medular:

•Terapia manual – Alongamento muscular e mobilização articular é muito importante na prevenção de encurtamentos e deformidades.

•Eletroterapia – O recurso mais difundido é o uso da FES (Eletro Estimulação Funcional), com o objetivo de estimular a musculatura parcialmente afetada e manter o trofismo(volume muscular) e metabolismo nos principais grupamentos musculares abaixo do nível da lesão.

•Cinesioterapia Respiratória – Dependendo do momento em que este paciente está sendo atendido (fase aguda X fase crônica), do nível de lesão e da necessidade de suporte ventilatório, poderão ser necessárias manobras de tosse assistida, exercícios com incentivadores inspiratórios e manobras desobstrutivas.

•Exercícios Terapêuticos – com o objetivo de treinar transferências posturais (cadeira de rodas para cama, solo, carro, vaso sanitário), treinamento visando ganhos no equilíbrio de tronco, atividades para desenvolver destreza no deslocamento com cadeira de rodas, fortalecimento muscular e condicionamento cardiovascular (Sim! Treinamento aeróbico com a cadeira de rodas é fundamental!)
 
 A Fisioterapia é muito importante na vida de um lesado medular, para dar autonomia e independência na sua vida.
 
 
 
 
 
 
 


 Erika Ehrhardt Machado Sobroza.
Fisioterapeuta.
 
 
 
   
                                                                    

 
 

0 comentários:

Postar um comentário